|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria Tropical; Embrapa Meio Ambiente; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
05/06/2006 |
Data da última atualização: |
06/10/2008 |
Autoria: |
HAMMES, V. S. (Ed.). |
Afiliação: |
Embrapa Meio Ambiente. |
Título: |
Proposta metodológica de macroeducação. |
Ano de publicação: |
2004 |
Fonte/Imprenta: |
São Paulo: Globo, 2004. |
Volume: |
v.2 |
Páginas: |
280p. il. |
Série: |
(Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, 2).
|
ISBN: |
852503876-8 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Relação socioambiental no desenvolvimento sustentável: uso e ocupação do espaço geográfico pelo homem - sociedade sustentável - macroeducação - segurança alimentar - agricultura sustentável - multifuncionalidade da agricultura familiar brasileira - planejamento ambiental - gestão da zona costeira - município, a unidade produtora do desenvolvimento. Orientação geral: estrutura metodológica - psicologia ambiental - responsabilidade social - tema gerador de projeto escolar - peças pedagógicas - projeto escolar - dinâmica de grupo para a melhoria das relações humanas - coleta, ordenação e processamento de dados. Ver, percepção do diagnóstico ambiental: percepção ambiental - ver, percepçção do diagnóstico ambiental. Julgar, percepção do diagnóstico ambiental. Agir, percepção da gestão ambiental - atitude proativa - educação ambiental e mudanças de valores - consenso e ação - legislação ambiental - o apoio das organizações aos projetos escolares. Avaliação: avaliação na educação ambiental - avaliação do compromisso de colaboração global - ritérios de avaliação do projeto - avaliação do projeto escolar - monitoramento ambiental. Dinâmicas de grupo: atividades artísticas - o desafio da cooperação - jogos cooperativos - o guia e o cego. Atividades pedagógicas: estatística descritiva para avaliação exploratória de dados - oficina temática de bacias hidrográficas - caderno local - jardins multifuncionais - trilha na escola - roteiro de trilha interpretativa - trilha temática - kits pedagógicos - observações climáticas - o uso do espaço para o desenvolvimento sustentável - atores sociais e unidades de educação (agro)ambiental - teste de percepção ambiental do aluno ou professor - avaliação simplificada do projeto - produção coletiva de publicação para expansão do processo participativo MenosRelação socioambiental no desenvolvimento sustentável: uso e ocupação do espaço geográfico pelo homem - sociedade sustentável - macroeducação - segurança alimentar - agricultura sustentável - multifuncionalidade da agricultura familiar brasileira - planejamento ambiental - gestão da zona costeira - município, a unidade produtora do desenvolvimento. Orientação geral: estrutura metodológica - psicologia ambiental - responsabilidade social - tema gerador de projeto escolar - peças pedagógicas - projeto escolar - dinâmica de grupo para a melhoria das relações humanas - coleta, ordenação e processamento de dados. Ver, percepção do diagnóstico ambiental: percepção ambiental - ver, percepçção do diagnóstico ambiental. Julgar, percepção do diagnóstico ambiental. Agir, percepção da gestão ambiental - atitude proativa - educação ambiental e mudanças de valores - consenso e ação - legislação ambiental - o apoio das organizações aos projetos escolares. Avaliação: avaliação na educação ambiental - avaliação do compromisso de colaboração global - ritérios de avaliação do projeto - avaliação do projeto escolar - monitoramento ambiental. Dinâmicas de grupo: atividades artísticas - o desafio da cooperação - jogos cooperativos - o guia e o cego. Atividades pedagógicas: estatística descritiva para avaliação exploratória de dados - oficina temática de bacias hidrográficas - caderno local - jardins multifuncionais - trilha na escola - roteiro de trilha interpretativa - trilha temática - kits pe... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Construtivismo; Desenvolvimento sutentável; Embrapa; Hammes; Legislação Ambiental; Valéria Sucena. |
Thesagro: |
Agricultura Sustentável; Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental; Proteção Ambiental; Qualidade de Vida. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02703nam a2200277 a 4500 001 1012117 005 2008-10-06 008 2004 bl uuuu 00u1 u #d 020 $a852503876-8 100 1 $aHAMMES, V. S. (Ed.). 245 $aProposta metodológica de macroeducação. 260 $aSão Paulo: Globo$c2004 300 $a280p. il. v.2 490 $a(Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, 2).$vv.2 520 $aRelação socioambiental no desenvolvimento sustentável: uso e ocupação do espaço geográfico pelo homem - sociedade sustentável - macroeducação - segurança alimentar - agricultura sustentável - multifuncionalidade da agricultura familiar brasileira - planejamento ambiental - gestão da zona costeira - município, a unidade produtora do desenvolvimento. Orientação geral: estrutura metodológica - psicologia ambiental - responsabilidade social - tema gerador de projeto escolar - peças pedagógicas - projeto escolar - dinâmica de grupo para a melhoria das relações humanas - coleta, ordenação e processamento de dados. Ver, percepção do diagnóstico ambiental: percepção ambiental - ver, percepçção do diagnóstico ambiental. Julgar, percepção do diagnóstico ambiental. Agir, percepção da gestão ambiental - atitude proativa - educação ambiental e mudanças de valores - consenso e ação - legislação ambiental - o apoio das organizações aos projetos escolares. Avaliação: avaliação na educação ambiental - avaliação do compromisso de colaboração global - ritérios de avaliação do projeto - avaliação do projeto escolar - monitoramento ambiental. Dinâmicas de grupo: atividades artísticas - o desafio da cooperação - jogos cooperativos - o guia e o cego. Atividades pedagógicas: estatística descritiva para avaliação exploratória de dados - oficina temática de bacias hidrográficas - caderno local - jardins multifuncionais - trilha na escola - roteiro de trilha interpretativa - trilha temática - kits pedagógicos - observações climáticas - o uso do espaço para o desenvolvimento sustentável - atores sociais e unidades de educação (agro)ambiental - teste de percepção ambiental do aluno ou professor - avaliação simplificada do projeto - produção coletiva de publicação para expansão do processo participativo 650 $aAgricultura Sustentável 650 $aDesenvolvimento Sustentável 650 $aEducação Ambiental 650 $aProteção Ambiental 650 $aQualidade de Vida 653 $aConstrutivismo 653 $aDesenvolvimento sutentável 653 $aEmbrapa 653 $aHammes 653 $aLegislação Ambiental 653 $aValéria Sucena
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Meio Ambiente (CNPMA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
30/06/1992 |
Data da última atualização: |
24/06/2021 |
Autoria: |
SOUZA, L. F. da S.; VELLOSO, A. C. X.; FERNANDES, M. S.; CASTRO, A. F. de. |
Afiliação: |
CNPMF. |
Título: |
Calagem e adubação fosfatada em alguns solos sob cerrado. II. Intervalo entre a correção e a aplicação de fósforo. |
Ano de publicação: |
1983 |
Fonte/Imprenta: |
Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 18, n. 11, p. 1175-1179, nov. 1983. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Título em inglês: Liming and phosphorus fertilization in some soils under cerrado. II. Intervals between liming and phosphorus application. |
Conteúdo: |
RESUMO - Em experimento de casa-de-vegetação, foi avaliado o efeito do intervalo entre a aplicação de calcário e a de superfosfato triplo sobre a disponibilidade de fósforo em quatro Latossolos de cerrado. O fósforo foi aplicado a intervalos de 0, 30, 60, 90 e 120 dias após a calagem, realizada em dois níveis. A aplicação conjunta de calcário e fósforo não acarretou redução na produção de matéria seca e na absorção de fósforo pelo sorgo, ou no fósforo disponível do solo, utilizando-se o extrator de Carolina do norte (H2SO4 0,025N e HCl 0,05N), quando em confronto com a aplicação do fosfato nos vários intervalos após a calagem. ABSTRACT - The effects of different intervals between lirning and triple superphosphate on soil-P availability were evaluted in greenhouse experiment, using four Latosols (Oxisols) under cerrado vegetation. Liming was applied at two levels and P-fertilizer applied O, 30, 60, 90 and 120 days after liming. Phosphorus application after different liming intervals, when compared to the simultaneous application of lime and phosphorus, did no show differences in P-uptake by sorghum plants neither in the available-P levels determined with the North Caroline extractor (0.025N H2SO4 and 0.05N HCl). |
Palavras-Chave: |
Casa de Vegetacao; Experimento. |
Thesagro: |
Acidez; Acidez do Solo; Adubação; Calagem; Cerrado; Fosfato; Fósforo; Latossolo; Matéria Seca; Produção; Solo. |
Thesaurus NAL: |
Cerrado soils; Greenhouses; Liming; Phosphorus. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/224020/1/Calagem-adubacao-fosfatada-solos-1983.pdf
|
Marc: |
LEADER 02402naa a2200373 a 4500 001 1105091 005 2021-06-24 008 1983 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSOUZA, L. F. da S. 245 $aCalagem e adubação fosfatada em alguns solos sob cerrado. II. Intervalo entre a correção e a aplicação de fósforo. 260 $c1983 500 $aTítulo em inglês: Liming and phosphorus fertilization in some soils under cerrado. II. Intervals between liming and phosphorus application. 520 $aRESUMO - Em experimento de casa-de-vegetação, foi avaliado o efeito do intervalo entre a aplicação de calcário e a de superfosfato triplo sobre a disponibilidade de fósforo em quatro Latossolos de cerrado. O fósforo foi aplicado a intervalos de 0, 30, 60, 90 e 120 dias após a calagem, realizada em dois níveis. A aplicação conjunta de calcário e fósforo não acarretou redução na produção de matéria seca e na absorção de fósforo pelo sorgo, ou no fósforo disponível do solo, utilizando-se o extrator de Carolina do norte (H2SO4 0,025N e HCl 0,05N), quando em confronto com a aplicação do fosfato nos vários intervalos após a calagem. ABSTRACT - The effects of different intervals between lirning and triple superphosphate on soil-P availability were evaluted in greenhouse experiment, using four Latosols (Oxisols) under cerrado vegetation. Liming was applied at two levels and P-fertilizer applied O, 30, 60, 90 and 120 days after liming. Phosphorus application after different liming intervals, when compared to the simultaneous application of lime and phosphorus, did no show differences in P-uptake by sorghum plants neither in the available-P levels determined with the North Caroline extractor (0.025N H2SO4 and 0.05N HCl). 650 $aCerrado soils 650 $aGreenhouses 650 $aLiming 650 $aPhosphorus 650 $aAcidez 650 $aAcidez do Solo 650 $aAdubação 650 $aCalagem 650 $aCerrado 650 $aFosfato 650 $aFósforo 650 $aLatossolo 650 $aMatéria Seca 650 $aProdução 650 $aSolo 653 $aCasa de Vegetacao 653 $aExperimento 700 1 $aVELLOSO, A. C. X. 700 1 $aFERNANDES, M. S. 700 1 $aCASTRO, A. F. de 773 $tPesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília$gv. 18, n. 11, p. 1175-1179, nov. 1983.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
|
Registro completo
Biblioteca(s): |
Catálogo Coletivo de Periódicos Embrapa; Embrapa Acre; Embrapa Caprinos e Ovinos; Embrapa Gado de Corte; Embrapa Gado de Leite; Embrapa Suínos e Aves. |
Identificador: |
122 |
Data corrente: |
09/05/2002 |
Data da última atualização: |
04/05/2015 |
Código do título: |
1600071 |
ISSN: |
0044-605X |
Código CCN: |
001215-7 |
Título e Subtítulo: |
ACTA VETERINARIA SCANDINAVICA |
Entidade: |
Societatum Veteranariarum Scandinivacarum |
Local de publicação: |
Copenhagen, DK |
Periodicidade: |
Trimestral |
Inicio de publicação: |
1959 |
Coleções da unidade: |
Embrapa Acre 1980-91 21-32; 1994 35 (1); 36 (4); 1997 38 (3) Classificação: 636.08905
Embrapa Caprinos e Ovinos 1976 17(1-2,4); 1977 18(1-4); 1978 19(1-4); 1979 20(1-4); 1980 21(1-4); 1981 22(1-4); 1982 23(1-4); 1983 24(1-4); 1984 25(1-4); 1985 26(1-4); 1986 27(1-4); 1987 28(1-4); 1988 29(1-4); 1989 30(1-4); 1992 33(1-4); 1993 34(1-4); 1994 35(1-4); 1995 36(1-4); 1996 37(1-4); 1997 38(1-3); 1998 39(1).
Embrapa Gado de Corte 1977-91 18-32; 1993-98 34-39; Classificação: 636.08905
Embrapa Gado de Leite 1959 1(1); 1960 1(2); 1977/91 18-32; 1993/98 34-39 + Supl. 54-56,60,62-81,83-87,89-90 Classificação: 636.08905
Embrapa Suínos e Aves 1959 1(1); 1960 1(2,4); 1970 11; 1971 12; 1972 13; 1973 14; 1974 15; 1975 16; 1976 17(1-2,4); 1977 18; 1978 19; 1979 20; 1980 21; 1981 22; 1982 23; 1983 24; 1984 25; 1985 26; 1986 27; 1987 28(1-4); 1988 29(1-4); 1989 30(1-4); 1990 31(1-4); 1991 32(1-4); 1993 34(4); 1994 35(1-4); 1995 36(1-4); 1996 37(1-4); 1997 38(1-4); 1998 39(1-4); 2000 41(1-4, supl 93); 2001 42(1-4,supl 94-95); 2002 43(1-4, supl 96) Classificação: 636.08905 |
|
Fechar
|
|
|